Público Alvo: Segmento da sociedade com determinadas características em comum (idade, sexo, profissão, interesses etc.), ao qual se dirige uma mensagem ou um conjunto de mensagens.
No mundo digital moderno dos dias atuais, somos constantemente bombardeados com enormes quantidades de informação. De fato, os usuários dos Blogs estão produzindo cerca de 82,6 milhões de novos posts por mês. Se você não estiver conversando com um grupo específico de pessoas, há uma boa chance de que sua mensagem acabe se afogando naquele mar de ruído fora de foco.
Por exemplo, um dos maiores erros que as novas marcas pessoais cometem é tentar atrair todos. Pense no jogo de dardos: você precisa mirar para acertar o tabuleiro. (Se você soltar seus dardos sem apontá-los, provavelmente não será muito popular.) Se você acertar o alvo, marcará. E se seu objetivo é muito bom e você bate no alvo, melhor ainda!
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Estratégia Vencedora
“Existe apenas uma estratégia vencedora. É definir cuidadosamente o público-alvo e direcionar uma oferta superior a esse público-alvo”, disse o autor do marketing Philip Kotler.
Ou seja, um público-alvo é um grupo específico de pessoas com características compartilhadas com maior probabilidade de se interessar por seus produtos ou serviços.
Alem disso as empresas usam informações demográficas para definir seu público-alvo. Exemplos de informações demográficas comuns incluem:
- Gênero
- Localização
- Profissão
- Renda
- Nível de educação
- Estado civil
Como Definir Um Público-Alvo
O primeiro passo para criar uma campanha de marketing bem-sucedida é definir seu objetivo. Esse processo informará todas as entregas, desde postagens de marketing de mídia social até explosões de e-mail marketing.
Para ser visto, você pode fazer perguntas simples como:
Seus clientes-alvo são homens ou mulheres?
Sobre quantos anos eles têm?
Onde é que eles vivem?
Quais são os interesses deles?
Você pode responder a essas perguntas seguindo estas sete etapas:
Examine seus clientes atuais
Pesquise a competição
Analise seu produto ou serviço
Criar personas de compradores
Escolha dados demográficos para segmentar
Escolha características pessoais para segmentar
Avalie e revise seu público-alvo segmentado
Depois de escolher um público específico, todas as outras peças do quebra-cabeça se encaixam mais facilmente porque agora você tem um guia a seguir.
Como Identificar Um Público-Alvo: 5 Dicas Para o Sucesso
Sua análise do público-alvo precisa ser aprofundada e focada para ter um impacto nos seus resultados. Isso significa que você não pode simplesmente decidir que vai vender para as futuras mães em São Paulo. Você precisa decidir que vai vender para futuras mães que trabalham, entre 30 e 50 anos, em São Paulo, com filhos menores de 5 anos. Vê a diferença?
Quanto mais preciso você for, mais eficazes serão os seus esforços de marketing de entrada.
Com isso em mente, aqui estão algumas dicas para garantir que você esteja criando o perfil de público-alvo mais lucrativo.
1. Escolha um público-alvo com o qual possa se relacionar.
Embora você não precise necessariamente ser o melhor amigo do seu público para convencê-lo a comprar de você, faz sentido escolher uma multidão da qual você se sinta parte natural. Com isso a seleção de um público-alvo cujas intenções e metas ressoam com a sua facilitará a criação de conteúdo emocional e atraente e campanhas de marketing com base na afinidade do seu produto.
A boa notícia é que, se você administra um negócio pelo qual é apaixonado, o público-alvo do seu produto ou serviço deve naturalmente ser as pessoas com quem se sente conectado.
2. Decida entre clientes B2B e B2C
Uma das primeiras perguntas que você precisará responder ao definir seu público on-line é se está se conectando a clientes “B2C” ou “B2B”. Obviamente, existem diferentes abordagens envolvidas no plano de marketing para cada um desses segmentos.
Normalmente, uma empresa B2C usará mais campanhas de marketing emocional, enquanto uma marca B2B estará mais focada em mostrar o ROI lógico de seu produto ou serviço. Obviamente, há ocasiões em que as técnicas de publicidade B2C e B2B podem se sobrepor.
3. Projete uma persona de usuário como uma equipe
O objetivo de um perfil de público-alvo deve ser o de usar as informações coletadas para criar uma persona de comprador ou de usuário. Essa persona atuará como um avatar que você poderá manter sempre que estiver tomando decisões importantes sobre o futuro da sua empresa. Por exemplo, quando você decide iniciar uma nova campanha de marketing ou alterar o nome do seu produto, pode se perguntar se essa decisão será adequada à sua personalidade.
As personas incluem todos os dados demográficos importantes do público-alvo mencionados acima, incluindo idade, sexo e localização. Algumas organizações também acham útil dar um nome a cada uma de suas pessoas.
4. Analise o potencial a longo prazo de cada público-alvo
Quando você procura a definição definitiva de público-alvo, é fácil se envolver com as coisas erradas. No início, há uma boa chance de você se concentrar principalmente na tentativa de encontrar clientes que desejam pagar por seus produtos e serviços. Embora este seja um ótimo começo, ele pode levá-lo até agora.
Por fim, você deseja aprender a identificar um público-alvo que não comprará apenas de você no momento, mas continuará a expandir sua empresa a longo prazo. Procure informações demográficas do público-alvo com maior probabilidade de se tornarem clientes recorrentes. Pergunte a si mesmo como você pode apoiar seu público-alvo a longo prazo para transformá-lo em embaixador da marca e assim por diante.
5. Use ferramentas para ajudá-lo
Lembre-se de que uma era de transformação digital garantiu que a marca moderna tivesse muitas ferramentas e recursos disponíveis para ajudá-los a tirar o máximo proveito de sua estratégia de marketing. Ao tentar criar uma definição de público-alvo, verifique os dados de coisas como o Google Analytics. Esta plataforma do Analytics fornece detalhes detalhados sobre quem está visitando seu site, de onde eles são e do que gostam.
Reserve um tempo para descobrir que tipos de pessoas estão gastando mais tempo em seu site e canais sociais. Isso ajudará você a entender um pouco melhor sua base de clientes e a criar campanhas com base em dados valiosos.
Como Usar o Target Marketing Para Melhorar Sua Estratégia
Agora que você sabe o que precisa para criar uma persona de comprador e identificar oportunidades de segmentação em marketing, vejamos como é possível executar estratégias com base nessas informações. Aqui estão alguns exemplos de segmentação de marketing e canais que você pode usar.
Comunicação De Marketing:
Melhore suas mensagens de marketing usando o idioma usado pelo seu público. Quando você conhece intimamente seu público, conhece as maneiras corretas de escrever conteúdo para um site, criar uma cópia para postagens em mídias sociais e usar palavras que se conectam e ressoam com seu público.
Marketing De Conteúdo:
Mais importante ainda é produzir um conteúdo direcionado mais valioso, concentrando-se nos interesses e necessidades exclusivos do seu público. Em vez de criar posts de blog genéricos, e-books e infográficos que seu público não notará, melhore seus esforços de marketing de conteúdo desenvolvendo conteúdo que atenda a seus desejos, medos e desejos específicos.
SEO:
Acima de tudo melhore a probabilidade de seu público-alvo ideal encontrar sua marca por meio da pesquisa, otimizando seu conteúdo para obter as melhores palavras-chave que seu público-alvo pesquisa. A segmentação em marketing ajuda a identificar as frases e palavras usadas pelo seu público-alvo, para que você possa segmentar esses termos e direcionar o tráfego de volta ao seu site.
Identifique o seu público-alvo através de todas as informações que você recebeu neste artigo e, assim, vai conseguir identificar as dores e interesses do seu potencial cliente.
Aplique agora mesmo tudo que aprendeu neste artigo e tenha muito sucesso em seu negócio.
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