O MARKETING VIRAL nada mais é do que uma técnica que tem como objetivo disseminar via redes sociais o alcance de sua marca, nicho ou ainda uma produto que você esteja promovendo.
Uma campanha viral funciona basicamente do seguinte modo: alguém vê o conteúdo que você disponibilizou na rede; por achar aquilo interessante divertido ou ainda importante, essa pessoa o compartilha com os amigos, que, posteriormente, repassam o mesmo material para outras pessoas de suas redes de contato. Isso cria um crescimento exponencial da divulgação, como se fosse a epidemia de um vírus.
A vantagem e o grande benefício de uma campanha viral é a possibilidade de grande retorno com um custo relativamente baixo, você gastará apenas para desenvolver a campanha e, possivelmente, as primeiras divulgações. Iniciando o processo, quem passa a ser o principal divulgador de sua marca ou produto passam a ser os fãs, ao contrário do que ocorre nos canais tradicionais, que exigem um custo por cada divulgação. Essa é a proposta.
Como implantá-lo?
Quem navega há algum tempo em qualquer rede social já deve ter visto algo semelhante. Um amigo compartilha a mensagem de uma empresa, na expectativa de ganhar em troca algum prêmio oferecido pela marca. Essa é a forma mais simples de marketing viral existente. Você incentiva os usuários que já o conhecem a divulgar sua empresa ou nicho para o seu circulo pessoal, se o prêmio for do interesse deles, eles também compartilharão a informação nos seus círculos de amizade, promovendo uma crescente divulgação da marca.
Entretanto, como dito anteriormente, é necessário cuidado na hora de aplicar essa técnica, o prêmio tem que corresponder às expectativas dos seus seguidores, para que haja um compartilhamento, e não adianta nada se não houver outras campanhas que continuem a estimular as pessoas a acompanhar sua página na rede. Caso e estratégia de marketing viral, não tenha continuidade, os usuários vão buscar apenas a premiação e não vão querer novas informações sobre a sua campanha.
É uma alternativa viável para o pequeno empreendedor até porque a relação custo-beneficio é vantajosa. Mas vale lembrar que uma campanha desse tipo depende totalmente de uma base de consumidores já existente. Lançar uma campanha viral para ser o marco zero de sua estrategia de divulgação, pode ser um desastre, já que não adianta nada divulgar algo interessante se ninguém vai ver.
Existem outros métodos de marketing viral, que são Vídeos, imagens, textos e qualquer outra coisa, pode se tornar semelhante a um vírus. Um exemplo é a enorme quantidade de vídeos engraçados ou curiosos que você recebe dos seus amigos. Muitas empresas utilizam esse artifício para disseminar sua marca.
Qual é a estratégia mais comum?
É preciso ser criativo e atingir o público primário, capaz de disseminar sua campanha na rede. O segredo é saber como atingir as primeiras pessoas que receberão sua campanha. Geralmente, o indicado é focar em um público que já esteja familiarizado com sua empresa, ou nicho,e criar algum incentivo para que eles a compartilhem, a exemplo do clássico prêmio por sorteio.
O poder de uma boa jagada de MARKETING VIRAL na internet é fundamental, no exemplo a seguir é possível ter uma ideia do que o marketing viral, é capaz de fazer quando o objetivo é trazer visibilidade para uma marca.
Na época do Dia dos Namorados de 2011, uma operadora de celulares, a Vivo, lançou um clipe da famosa música Eduardo e Mônica, da banda Legião Urbana, na Web. Foi uma estrategia de Marketing muito bem pensada, pois a musica é apreciada por muita gente e acabou dando uma visibilidade maior à a marca em um período de aquecimento do mercado. A estrategia foi considerado o assunto do momento e usar elementos de forte apelo midiático. De fato, o clipe não fala da Vivo durante o decorrer das cenas; somente no final do vídeo, após já ter envolvido o espectador, aparece a frase “Essa é uma homenagem da Vivo”.
Em pouco tempo, o vídeo já estava na TIME LINE de várias pessoas no Twitter e publicado em inúmeros perfis do Facebook, com vários “CURTIR” acionados.
Esse exemplo revela que mesmo um assunto aparentemente distante dos interesses de uma empresa pode ser um potencial divulgador da marca se forem usados os elementos correto e no tempo adequado. Com esse tipo de Marketing Digital, a empresa pode chamar a atenção de consumidores pouco no nada familiarizados com a marca e fazer que as pessoas passem a conhecê-la e até mesmo apreciá-la.