Como criar uma Fan Page de Sucesso?
Qual a Chave para o sucesso de sua Fan Page?
Qual o melhor horário para Postar?
O “melhor conteúdo” pode ser variado, conforme o público de cada marca.
Se para alguns, o melhor post é um texto informativo, para outros negócios pode ser um vídeo ao vivo. Com uma sessão de tira-dúvidas.
O importante, então, é não publicar apenas piadas e imagens que não agregam valor à sua marca, ou pessoas que te seguem.
Conheça dicas de como criar uma Fan Page de sucesso e estratégias para fazer uma boa manutenção da página.
Um dos passos mais importantes para identificar o conteúdo ideal é conhecer seu público-alvo. Precisamos ir mais fundo e saber dos desejos, sonhos, medos, necessidades a serem atendidas que vão além do produto em si.
A partir destas descobertas, é necessário criar uma comunicação que mostre para o cliente que aquele produto ou serviço é capaz de atender às demandas.
Outro questionamento frequente é sobre o melhor horário para postar. “Há muitas pesquisas sobre os momentos em que o Facebook tem mais audiência, mas, na verdade, elas trazem dados muito amplos e genéricos”, a seção Facebook Insights, também chamada de informações, exibe dados específicos e importantes sobre a página.
Ao entrar nesta aba, o item Publicações revela os números referentes aos dias de maior audiência da página. Com “esta ferramenta, você consegue descobrir qual o seu horário nobre e escolher a melhor hora para postar”.
O Facebook possui uma janela um pouco mais ampla que outras redes em dias da semana. O horário de maior atividade dessa rede é das 13h as 17h e o fluxo começa a se intensificar a partir das 9h. Então a resposta para Qual o melhor horário para Postar? É as 13h. Com aumento de tráfego a partir das 9h e o melhor dia Quarta-feira.
Saiba como criar uma Fan Page de sucesso e os conceitos essenciais para migrar o seu negócio para o Facebook e ter muito sucesso, continue lendo este artigo bem completo sobre Fan Page.
De acordo com a publicitária e consultora de Branding na Bistrô (brand ideasl, Gabi
Castejon – que também tem experiência como gestora de grandes marcas e na ministração de aulas de gestão de mídias sociais, o sucesso de uma fan page se resume a três elementos:
Look&feel, conteúdo e relacionamento: “Uma página deve transmitir em seu layput e posts o DNA da empresa, e-commerce ou pessoa.
Por isso, a escolha das fotos de perfil, de capa e de cada publicação é tão importante.
Contudo, a história de uma marca também é contada por meio de suas relações com seus consumidores e prospects, a qual se faz por meio de diálogos em comentários e mensagens privadas”, explica. Para entender melhor e otimizar sua página, acompanhe os
tópicos destacados:
LOOK E FEEL:
LOOK & FEEL: O termo está relacionado à aparência da página e à forma como ela impacta os
seguidores.
FOTO DE PERFIL:
Foto de perfil: antes de defini-la, o melhor é testar a imagem na versão thumbnail, ou seja, como ela fica quando é vista bem pequena ao lado do post.
Se a foto perder sentido neste tamanho ou não for possível fazer a leitura da marca, vale reavaliar a escolha, já que este é o rosto do seu negócio. “Outro ponto de atenção é que a
foto de perfil é a principal maneira como o usuário identifica rapidamente os posts compartilhados pela pessoa. Assim, é importante não haver muitas trocas.
FOTO DE CAPA:
Funciona como ambientacão da fan page, a fachada, e, por isso, pode ser alterada sazonalmente, como em promoções ou datas especiais. “Vale lembrar que o percentual de fãs que entram na página têm contato com essa imagem é baixo. Portanto, ela
funciona como um recurso visual, mas certamente ajudará a vender uma ideia ou um produto”.
CONTEÚDO:
Como criar uma Fan Page de sucesso? Há dois tipos de publicações:
Aquelas que falam sobre a marca e as que entregam “presentes” aos seguidores, com dicas e informações que são alinhadas ao DNA do negócio. É importante ter um equilíbrio entre estes
conteúdos e ter cuidado com a frequência de posts.
Publicações em excesso podem incomodar. Lembra-se quando você tirou aquele amigo do feed porque ele não parava de compartilhar fotos da viagem para a Disney? Outro usuário pode fazer o mesmo ainda com mais rapidez em relação a você que não para de postar.
Por outro lado, uma fan page sem publicações pode ser esquecida. Assim, o ideal é realizar postagens, no mínimo, três vezes por semana e, no máximo, três vezes ao dia.
Além disso, para definir o que será publicado, vale pensar em algumas diretrizes, como relevância, autenticidade, bom senso e público-alvo.
Basta fazer uma análise prévia com base nas coisas que chamariam sua atenção se fosse um usuário comum e nos assuntos que você gostaria ou não de ver de forma alguma em uma fan page de segmento.
O próximo passo é elaborar estratégias de conteúdo. Isso significa fazer um esboço para programar publicações com alguma antecedência, de acordo com as atividades do negócio, e mapear o que deve ser publicado diariamente para direcionar o tráfego para sua loja virtual ou blog, e aumentar o número de curtidas ou apenas reforçar a marca.
Por exemplo, se você já sabe que na próxima semana um produto entrará em oferta no início do sábado e a promoção será encerrada na segunda-feira, vale fazer uma agenda como esta:
Quinta-feira que antecede a promoção:
Anúncio no Facebook com termos para chamar atenção;
Sábado pela manhã:
Compartilhamento do link para a loja Virtual ou site, com foto e detalhes do produto em texto objetivo;
Domingo: repost que servirá como lembrete para os que ainda não aproveitaram a oferta.
RELACIONAMENTO:
Não é à toa que nos referimos ao Facebook como “rede social”. O termo traduz as possíveis relações virtuais entre pessoas e, no caso do mundo dos negócios, entre pessoas e marcas.
Por isso, empreendedores precisam se atentar sobre como se comportam quando dialogam com um consumidor.
No ambiente virtual, não responder é como não ouvir ou ignorar; deletar um comentário significa pedir para a pessoa ficar quieta; enquanto que oferecer, responder com carinho aproxima o target e cria relações saudáveis.
Os melhores resultados são de páginas cujos gerentes estão disponíveis e dispostos a se relacionar com o cliente.
Para tanto, deixe de lado as formalidades de um ambiente de negócios sem abrir mão do profissionalismo e interaja mais como um amigo que como um comerciante, compartilhe seus interesses e prime pela qualidade em vez da quantidade.
POSTS OTIMIZADOS E CONTEÚDOS VIRAIS
“A publicidade é uma troca, não compra de um espaço”. A frase de Bruno Scartozzoni – especialista em estratégias de comunicação, consultor de storytelling e transmídia para empresas, escritor e professor – define a nova forma de marketing digital que as marcas precisam compreender para evoluir.
E nesse contexto que se destacam os conteúdos virais. Tratam-se de publicações que despertam o interesse dos seguidores por estarem relacionadas a dicas, serviços, humor, vídeos, brindes e promoções, por exemplo. Ou seja, são posts que representam benefícios,
interação, troca com o público e, portanto, tornam-se compartilháveis.
Quando um fã compartilha uma postagem, a mesma aparece na linha do tempo dele e nos feeds de notícias de seus amigos, de modo que a página é divulgada e cada vez mais aumentam as chances de novas curtidas.
Para aplicar o conceito de como criar uma Fan Page de sucesso, vale investir em estratégias como as descritas a seguir:
• Crie conteúdo que leve a emoção humana em consideração na medida certa;
• Pense no papel que sua marca desempenha e elabore um padrão de linguagem e de imagem que imprimam a identidade do negócio;
• Para não errar, publique coisas que você compartilharia;
• Para o fundador e CEO do BuzzFeed, Jonah Peretti, uma estratégia infalível é capturar o momento. Isso significa aproveitar os assuntos em alta para criar conteúdo. Quando todo mundo ficava obcecado por novas histórias sobre um grupo religioso que acreditava que o fim dos tempos estava próximo, nós fizemos uma publicação chamada “32 fotos que você
precisa ver antes de morrer” explicou em declaração para o artigo Buzzfeed.
13 maneiras de tornar seu conteúdo viral no Facebook:
Como criar uma Fan page de sucesso segue 13 Dicas:
• 1 – Não publique coisas que as pessoas teriam vergonha de compartilhar;
• 2 – Para ampliar o engajamento dos seguidores, incite conversas na página: peça para que os fãs sugiram legendas ou completem uma frase; crie posts motivacionais e conteúdo divertido para gerar proximidade, tudo sem desviar o foco da marca;
• 3 – No livro Facebook Marketing, Camila Porto alerta: “Conteúdo sem conteúdo pode prejudicar sua marca. Conteúdo muito institucional pode prejudicar seu engajamento, dependendo do seu segmento. Os dois juntos com harmonia e resultados é um dos maiores desafios da sua estratégia de conteúdo.
• 4 – Outra dica tem relação com o texto. Ao longo de uma pesquisa que contemplou as 10 mil páginas com mais fãs no Facebook no ano de 2013, Dan Zarrella – especialista em marketing viral – encontrou uma relação entre o tamanho do texto compartilhado versus o volume de engajamento.
Uma das conclusões que o estudo proporcionou é que postar conteúdo curto, entre 30 e 60 caracteres, gera em torno de 52% mais engajamento que posts entre 100 e 350 caracteres.
Isso acontece, segundo Zarrella, porque os usuários do Facebook preferem curtir imagens, as quais são geralmente acompanhadas de descrições curtas.
• 5 – Antes de criar um post, pense em palavras-chave para seu texto que sejam objetivas e chamem a atenção.
• 6 – Utilize recursos visuais, comco imagens, vídeos e gifs;
• 7 – A publicitária Gabi Castejon, por sua vez, reforça a importância das hashtags – palavra-chave ou expressão precedida pelo símbolo cerquilha (#), que alimentam uma interação dinâmica nas redes sociais. “Esses recursos tornam os posts localizáveis, pois funcionam como tags. Ou
seja, as marcas aumentam as chances de serem encontradas por meio deles” , explica a profissional.
• 8 – Para usar hashtags com eficácia, vale pensar em três diretrizes infalíveis ao criar um post: bom senso, propósito com a marca e com a mensagem a ser publicada e moderação;
• 9 – Crie uma hashtag específica para sua marca.
• 10 – Para o especialista em marketing digital Allan Peron, a fórmula para não exagerar nas publicações publicitárias é seguir a Regra do 4 por 1: 4 posts não-comerciais para 1 post
comercial.
• 11 – Durante a semana, o horário de pico no Facebook é das 13h às 15h, Compare esse dado com o horário nobre de sua página e otimize o momento de fazer seus melhores posts.
• 12 – Os Horários de pico precisam ser utilizados de forma inteligente. “Lembre-se que imagens e textos demoram algumas horas para serem entregues para todos os fãs, e que agora o Facebook valoriza as interações, como comentários compartilhamentos” ressalta o especialista. “Observe as mudanças de resultado e de comportamento do público com base nos relatórios que eles apresentam, e mude sempre que for preciso”, complementa.
• 13 – Tome cuidado com as promoções! Muitas marcas gostam de promover ações e campanhas no Facebook para conquistar engajamento. Concursos culturais, por exemplo, costumam ser boas ideias.
No entanto, destaco que, ao mesmo tempo em que o Facebook facilitou a criação de ações, algumas exigências do governo criaram novas regras. Deixando as promoções e concursos mais burocráticos. “Na hora de fazer a sua campanha, é bom lembrar que não podemos extrair IDs de usuários sem autorização”.
Muito obrigado por ler este conteúdo até o fim, espero que tenha gostado, compartilhe, indique, comente isso ajuda muito. Como prova do meu agradecimento deixo mais uma dica muito importante abaixo.
• Dica extra de como criar uma Fan Page de sucesso! Não convide todo mundo para curtir! Esta é a pior estratégia, pois levará a páginas pessoas que não são público-alvo.
“De nada adianta ter um monte de curtidas se ninguém interage e, pior, se ninguém está disposto a comprar o seu produto ou serviço”.